fbpx

Blog

Como lidar com o cansaço e o sono na hora dos estudos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Estudos apontam que o indicado é dormir entre 6h a 8h por dia. Mas não basta dormir as horas suficientes, essas horas de sono também precisam ter qualidade. Dormir bem é importante, pois durante o sono o corpo produz e libera hormônios, fortalece o sistema imunológico, recupera as energias e consolida a memória, ajudando o desempenho nos estudos e de outras atividades diárias.

Quando não dormimos bem o nosso corpo responde de uma forma pouco satisfatória, podendo gerar:

- Enfraquecimento do sistema imune;
- Diminuição da capacidade de reação rápida;
- Diminuição da memória e aprendizado;
- Risco de desenvolver ansiedade e depressão.

Mas com a correria do dia a dia nem sempre podemos dormir as horas recomendadas, e acabamos ficando cansados bem antes do dia terminar. E quando precisamos estar bem e dispostos para estudar, mas bate aquele sono, o que fazer?

Você sabia que o local de estudos pode influenciar você a sentir sono? Então, nada de estudar deitado ou sentado na cama ou no sofá. Tenha um local apropriado e bem iluminado para estudar. Caso isso não seja possível, uma dica pode ser a mesa da cozinha ou outro cômodo da casa que você consiga ficar mais reservado. Sabemos que nem todos podem ter um local exclusivo, nesses casos, a dica é procurar uma biblioteca.

Invista em uma luminária. Aquelas simples de mesa, são bem em conta e fáceis de encontrar. A iluminação precária no seu local de estudos pode ajudar a aumentar o sono, principalmente à noite.

Deu sono? Faça intervalos para se recompor, levante, se alongue, ande e tome um pouco do bom e velho café para despertar.

Tenha uma alimentação saudável. É comprovado em pesquisas que o excesso de carboidrato no organismo ocasiona falta de energia e faz você ser sentir cansado para fazer algo. É comum se sentir assim após o almoço.

Na hora de dormir evite uma iluminação muito forte, pois isso interfere na produção de melatonina (hormônio que ajuda ao organismo se preparar para dormir). Ao deitar se concentre, controle a respiração e relaxe. Uma boa noite de sono e com o corpo descansado vai te ajudar a ter um dia melhor e mais produtivo.

Espero que tenham gostado, até o próximo post.

Márcia Ribeiro.
bottom-logo.png
Somos especialistas em aprovações
nos principais programas de residência
e mestrado na área de Saúde.
Recife/PE
© Copyright 2024 - GESP CURSOS PREPARATÓRIOS LTDA - ME

Search